
Em um confronto de dois times metódicos, de muita aplicação na marcação à espera de uma brecha ou uma falha do adversário, a atual campeã mundial Itália e o Paraguai empataram na abertura do Grupo F da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010.
Foi um jogo em que cada seleção parecia olhar para um espelho do outro lado do campo, nesta segunda-feira, na Cidade do Cabo. O posicionamento tático de cada time tinha alguma variação, claro, mas a disposição de primeiro dominar o meio-campo defensivamente, com uma sólida retaguarda atrás, era a mesma. Tudo debaixo de chuva por boa parte do tempo, com muitas divididas
Foi, desta forma, um duelo equilibrado, refletido em estatísticas, com posse de bola de 52% e dez finalizações para a Azzurra contra 48% e oito para a Albirroja. Os dois times agora somam um ponto e aguardam a partida entre Eslováquia e Nova Zelândia, neta terça, para o encerramento da primeira rodada da chave.
Foi o Paraguai que aproveitou o primeiro espaço aberto, em um lance de bola parada. Aos 39 minutos, Aureliano Torres cobrou falta da intermediária, de longe, e o zagueiro Antolín Alcaraz subiu muito bem, no meio de Daniele De Rossi e Fabio Cannavaro e cabeceou firme no canto esquerdo de Buffon, que ficou estático, sem tempo de reação. Foi o primeiro gol da carreira do zagueiro pela equipe nacional.
No segundo tempo, o Paraguai ainda teve uma segunda oportunidade, aos 52 minutos. Barrios recebeu um lançamento no centro da área, preparou a finalização, mas foi travado por Giorgio Chiellini. A sobra ficou nos pés de Enrique Vera, que dominou e bateu forte, buscando o ânulo esquerdo, mas a bola saiu.
Neste jogo de gato-e-rato, a Itália teve sua grande oportunidade aos 63 minutos, e conseguiu o empate. Em cruzamento de Pepe em escanteio pela esquerda, o goleiro Justo Villar saiu mal no primeiro pau, deixou a bola passar, e De Rossi foi oportunista para tocar para o gol, na pequena área.
A partir do empate, a Itália teve presença mais constante no ataque, exibindo mais precisão nos passes e um ímpeto maior em busca do segundo gol, embora sem sucesso.
Uma notícia preocupante para o prosseguimento da campanha da Azzurra foi a saída do excelente goleiro Gianluigi Buffon no intervalo, devido a problemas físicos. Ele deu lugar a Federico Marchetti, que acabou não sendo exigido na segunda etapa.
0 comentários: