Na primeira partida do Grupo E, Camarões enfrenta segunda-feira, em Mangaung/Bloemfontein, uma seleção japonesa que sofreu três derrotas em quatro partidas de preparação para a Copa do Mundo da FIFA 2010 e marcou apenas um gol, contra a Inglaterra (2 a 1). Com dois empates e duas derrotas, no entanto, os Leões indomáveis também não brilharam nas partidas preparatórias.

O fato de ser um confronto entre duas equipes que passam por uma má fase já confere à partida caráter decisivo, uma vez que os outros adversários do Grupo E são Dinamarca e Holanda, esta uma das favoritas da competição. Nenhuma das duas seleções quer, nem deve, portanto, desperdiçar os pontos deste jogo.

A partida
Japão x Camarões, Mangaung/Bloemfontein, segunda-feira, 14 de junho, 16h locais (11h de Brasília, 15h em Lisboa)

A equipe treinada por Paul Le Guen talvez tenha uma vantagem psicológica por nunca ter sofrido derrota em uma partida de estreia da Copa do Mundo da FIFA (uma vitória e quatro empates). A seleção japonesa, por sua vez, nunca perdeu para Camarões, nem sequer sofreu um gol desse adversário: o retrospecto é de duas vitórias e um empate. Desta vez, porém, ela enfrentará os africanos fora do seu território, pois os confrontos anteriores foram dois amistosos realizados na cidade japonesa de Oita e uma partida pela Copa das Confederações da FIFA 2001, também diante da torcida nipônica.

Em eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA, asiáticos e africanos tiveram trajetórias semelhantes. Enquanto Camarões terminou em primeiro lugar nos dois turnos, os japoneses se contentaram com um segundo lugar atrás da Austrália, conquistado graças a vários empates. No entanto, dos quatro últimos gols sofridos pelos jogadores de Takeshi Okada nos amistosos preparatórios, três foram marcados pelos japoneses contra o seu próprio campo, dois deles na derrota por 2 a 1 contra a Inglaterra.

Os camaroneses não dependerão da falta de habilidade dos japoneses para fazer gols, pois contam com Samuel Eto'o, que, além de ser excelente artilheiro, pretende se mostrar à altura da fama de astro do futebol africano, sobretudo na ausência de Didier Drogba, John Obi Mikel e Michael Essien, todos machucados. Além disso, esta é a primeira Copa do Mundo da FIFA organizada no continente africano.

O duelo
Marcus Túlio Tanaka x Samuel Eto’o

Nesta partida, a difícil tarefa de marcar o atacante Samuel Eto'o caberá a Túlio Tanaka. O brasileiro naturalizado japonês leva vantagem pelo tamanho: 1,85 metro, cinco centímetros a mais que o atacante da Inter de Milão. Ele está preparado para o embate físico, como demonstrou diante da Costa do Marfim, uma partida em que acidentalmente quebrou o braço de Didier Drogba. O único senão é o fato de ter marcado dois gols contra a sua seleção nos dois últimos jogos-treino de que participou. Falhas desse tipo não serão perdoadas por Eto'o e seus companheiros.

O número
23
— É o número de gols marcados pelos dois adversários nas eliminatórias. Camarões disputou 12 partidas, o Japão, 14.

O que eles disseram
"Imagino que será como uma partida fora de casa, mas isso não é grave. Nós devemos jogar o nosso jogo e mostrar a eles que o Japão tem uma equipe sólida." Keisuke Honda, meio-campista do Japão

"Nós trabalhamos duro e estamos prontos. Vamos jogar contra jogadores rápidos no ataque, mas somos profissionais e vamos enfrentar a situação. Será difícil, mas sabemos como vencê-los." Sébastien Bassong, zagueiro de Camarões

O que vocês disseram
"Meu querido e belo país. Meus valentes e valorosos Indomáveis. A preparação não foi muito promissora, mas, sabendo que vocês têm 'corações de leão', estou muito otimista. Nós passaremos da primeira fase." hugo2010-89 (Camarões)

Dê sua opinião
Os japoneses jamais venceram uma partida da Copa do Mundo fora de casa. Será que vão conseguir derrotar os Leões indomáveis? Ou será que a equipe africana exibirá agora uma defesa melhor do que na fase de preparação, quando sofreu sete gols em quatro jogos?